Diagnóstico

Ferramenta utilizada – SELFIE

A SELFIE (sigla de, «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação. A SELFIE tem uma base sólida na investigação e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.

A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas e a uma escala de resposta simples de 1 a 5. As perguntas e as afirmações demoram cerca de 20 minutos a preencher.

Com base neste input, a ferramenta gera um relatório, ou uma imagem («SELFIE» :-)), dos pontos fortes e dos pontos fracos da escola em termos da sua utilização das tecnologias.

https://ec.europa.eu/education/schools-go-digital_pt

Estratégia

No nosso agrupamento optámos por aplicar esta ferramenta de diagnóstico em 2 etapas:

1 – com base no questionário da SELFIE criámos um questionário com o Forms da Microsoft e solicitámos a toda a comunidade educativa para participar (questionários: alunos/as 1º e 2º ciclo; docentes 1º e 2º ciclo; alunos/as 3º ciclo e secundário; docentes 3º ciclo e secundário) – de 19 a 26 de março 2021

2 – fizemos o registo na plataforma SELFIE e aplicámos a uma amostra de alunos/as e docentes seguindo os passos definidos https://ec.europa.eu/education/schools-go-digital/how-selfie-works_pt – de 2 a 8 de maio 2021

Desta forma, pretendemos utilizar todo o potencial da ferramenta SELFIE, e ao mesmo tempo promover a participação alargada da comunidade educativa, servindo o diagnóstico como forma de sensibilização para o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem das/os alunas/os das nossas escolas.

Resultados do DigCompEdu Check-In

Autorreflexão DigComEdu Check-In

Resultados do check-in – nível participação 77% 

Nível 1 Nível 2 Nível 3 
26,5% 65,8% 7,7% 
Nível de competência das/os docentes (em %)  
Área Nível 1 Nível 2 Nível 3 
Envolvimento profissional  42,2 53,7 4,1 
Recursos digitais 42,5 48,9 8,5 
Ensino e aprendizagem 50,7 43,0 6,3 
Avaliação 49,6 46,3 4,1 
Capacitação dos aprendentes 38,9 46,3 14,8 
Promoção da competência digital dos aprendentes 52,2 44,5 3,3 
Nível de competência das/os docentes por área (em %)  check-in

Resultados 1ª e 2ª fase – aplicação dos questionários à comunidade educativa + SELFIE

Áreas analisadas:
A: Liderança
B: Colaboração e trabalho em rede
C: Infraestruturas e equipamentos
D: Desenvolvimento profissional contínuo
E: Pedagogia – apoios e recursos
F: Pedagogia – aplicação em sala de aula
G: Práticas de avaliação
H: Competências digitais dos alunos

Ver documento com identificação das questões específicas para cada área: SELFIE-2020-2021-Questionario

Participantes

Nota – Na 1ª fase não houve respostas da Direção e os resultados dos cursos profissionais foram integrados no secundário. Os resultados do ensino profissional foram anexados aos do ensino secundário devido ao número reduzido de respostas.

As questões tinham como possibilidade de resposta uma escala: Concordo plenamente (5), Concordo (4), Concordo parcialmente (3), Discordo (2), Discordo completamente (1). Os valores apresentados são a média das respostas às questões de cada área.

Pode consultar o relatório detalhado no ficheiro: