PADDE do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (fazer download do ficheiro)
Medidas a implementar
Se a apresentação não abrir, clique neste link https://view.genial.ly/615f38c450b1390de45b4367/presentation-padde-aesgama
Dimensão Tecnológica e digital
Infraestrutura e equipamentos
Promover a utilização do Teams e do email institucional | Utilização do Teams e do email institucional por docentes, não docentes e alunos/as para realização de atividades escolares Realização de reuniões de grupo, departamento e restantes estruturas educativas intermédias na plataforma Teams |
Criação e disponibilização de uma coleção digital pela BE adequada às necessidades do público-alvo, em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares e de educação especial. | Criação de uma biblioteca Digital Curadoria de conteúdos |
Criar equipa técnica de apoio ao funcionamento do PADD | Prestação de apoio técnico, de manutenção e criação de tutoriais de apoio à utilização de equipamentos e aplicações |
Dimensão Pedagógica
Promoção da competência digital dos alunos/as e Recursos digitais
Promover a criação de conteúdos digitais pelas/os alunas/os no âmbito dos DAC | Criação de um produto digital no âmbito de um DAC – vídeo, blog, wiki, portefólio, Padlet, … |
Desenvolver o pensamento computacional | Introdução da robótica no 1º ciclo |
Desenvolver atividades e projetos no âmbito da cidadania digital | Implementação de projetos de cidadania digital na BE |
Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo / Ensino e aprendizagem
Partilhar no site do PADD boas práticas relativas à criação de conteúdos digitais no âmbito dos DAC | Recolha e publicação no site do PADD dos produtos digitais criados respeitando os direitos autorais e refletindo sobre regras de segurança na internet |
Práticas de avaliação / Recursos Digitais
Promover a avaliação mediada pela tecnologia | Criação e partilha de instrumentos de avaliação digitais – kahoot, forms, rubricas, quizziz, etc. |
Dimensão Organizacional
Liderança
Apoiar a implementação e monitorização do PADD | Criação de uma equipa de desenvolvimento digital com 1h comum para reunião semanal |
Atualizar a secção do regulamento interno relativa à segurança e regras de utilização dos equipamentos tecnológicos | Definição do Regimento de utilização pedagógica e segura dos meios tecnológicos |
Promover a diversidade da oferta complementar | Oferta complementar, complemento à educação artística e clubes nas áreas da robótica em articulação com as expressões |
Integrar iniciativas e projetos inovadores que promovem a capacitação digital de forma transversal e articulada, no plano anual de atividades da BE | Projetos que promovem a capacitação digital |
Colaboração e trabalho em rede
Promover através do digital uma cultura de trabalho colaborativo e de partilha das boas práticas pedagógicas | Atribuição no horário dos professores de um tempo semanal para partilha de boas práticas Planificação de um DAC – interciclos |
Induzir a mudança das práticas pedagógicas | Realização de encontros entre ciclos |
Promover a coadjuvação entre ciclos | Rentabilização dos recursos humanos existentes |
Desenvolvimento profissional contínuo
Promover a formação e a valorização do pessoal docente e não docente | Realização de um encontro no âmbito do Projeto Data Literate – MOOC Realização de workshops de iniciação à informática (Word/ Excel…) Realização de workshops de ferramentas digitais ligadas à avaliação das aprendizagens Formação na plataforma Office 365 e Técnicas de atendimento |