PADDE

No contexto do Plano de Ação para a Transição Digital estão previstas diversas ações na educação:

  • Disponibilização de equipamento individual a alunos e docentes (a decorrer)
  • Capacitação digital dos/as docentes – a partir do check-in com base no DigCompEdu serão organizadas oficinas de formação (de 2021 a 2023)
  • Conceção dos Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (até ao final deste ano letivo cada agrupamento/escola deve apresentar um PADD)

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) 

As escolas/agrupamentos devem refletir sobre a integração sistemática das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, e a partir de um diagnóstico inicial devem criar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADD). O PADD deve definir as áreas/dimensões consideradas prioritárias e identificar os objetivos e ações a desenvolver.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES:

Transparência + Participação + Colaboração

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg.

Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

   – recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;

   – análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;

   – elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;

   – implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;

   – monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos
      definidos no plano.

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/pcdd/pdde.html

Apresentação partilhada pelo CFOS