PADDE
No contexto do Plano de Ação para a Transição Digital estão previstas diversas ações na educação:
- Disponibilização de equipamento individual a alunos e docentes (a decorrer)
- Capacitação digital dos/as docentes – a partir do check-in com base no DigCompEdu serão organizadas oficinas de formação (de 2021 a 2023)
- Conceção dos Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (até ao final deste ano letivo cada agrupamento/escola deve apresentar um PADD)
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE)
As escolas/agrupamentos devem refletir sobre a integração sistemática das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, e a partir de um diagnóstico inicial devem criar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADD). O PADD deve definir as áreas/dimensões consideradas prioritárias e identificar os objetivos e ações a desenvolver.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES:
Transparência + Participação + Colaboração
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg.
Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
– recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
– análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
– elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
– implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
– monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos
definidos no plano.
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.