Recurso à aplicação SolveMe Mobiles para introduzir o tema Equações

Para introduzir o tema das Equações na disciplina de Matemática, foi proposto aos alunos do 7ºF a realização de uma tarefa a pares onde “brincaram” com a applet https://solveme.edc.org/mobiles/.

Através da exploração desta tarefa os alunos estabeleceram algumas conexões externas (a ideia de mobile) e, de forma intuitiva, foram conduzidos à noção de equação e da sua resolução.  

De seguida, em grande grupo, foram discutidas as soluções propostas, bem como as estratégias utilizadas.

Trabalho desenvolvido pela professora Ana Sofia Cruz.

Encontros CFOS – Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital

No dia 29 novembro realizou-se o encontro Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital, organizado pelo Centro de Formação Ordem de Santiago.

O encontro contou com a participação da nossa colega Ana Carneirinho.

Ensinar a aprender no século XXI exige a capacidade de combinar recursos e metodologias ativas que conduzam ao desenvolvimento de saberes e de competências essenciais nos alunos e à atualização pedagógica por parte dos docentes. Para responder a esta necessidade são necessários ambientes educativos inovadores onde a tecnologia digital está presente ajudando a repensar metodologias, a favorecer a mudança metodológica e organizacional da sala de aula, alterando os papéis tradicionais de aluno e docente. Pretende-se que estes novos ambientes educativos contribuam para aprendizagens mais significativas. 

Objetivos:

-Refletir sobre a necessidade da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na era digital

-Desenvolver competências de utilização de metodologias ativas na prática pedagógica

-Sensibilizar para a potencialidade das tecnologias digitais nas metodologias ativas

-Promover a partilha de práticas entre AE/enA

Programa

Apresentação de metodologias ativas em salas paralelas:

1º, 2º e 3º ciclo – Portefólios digitais – Laura Lupi e Olga Simões AE Maria do Carmo Serrote – moderador António Pedro

2º e 3º ciclo – Sala de estudo virtual – Luís Ornelas AE Azeitão – moderador António Canhão

Secundário – Sala de aula invertida – Ana Carneirinho AE Sebastião da Gama – moderadora Eduarda Ferreira

Para além das salas paralelas foram feitas duas comunicações sobre temas centrais para a transição digital:

  • João Filipe de Matos – Aprendizagem e Transição Digital em Educação
  • Sílvia Couvaneiro – Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais

As apresentações estão disponíveis para as pessoas que participaram, na disciplina Moodle desta ACD.